Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. Aprendeu a ler e a escrever com os pais.
Entrou no ginásio com 16 anos. Aos 20 conseguiu uma vaga na Faculdade de Direito do Recife. O estudo da linguagem do povo foi um dos pontos de partida da elaboração pedagógica de Paulo Freire, e o envolvimento com o Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, e foi um dos fundadores do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife e também diretor. 

Método Paulo Freire começou na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde 300 trabalhadores foram alfabetizados em 45 dias.
No ano de 1963, foi convidado pelo então Presidente João Goulart para repensar a alfabetização de adultos em âmbito nacional. O golpe militar interrompeu os trabalhos.

Paulo passou uma estadia de cinco anos no Chile como consultor da UNESCO. Mudou-se para Genebra, Suíça em 1970 para trabalhar como consultor do Conselho Mundial de Igrejas, onde desenvolveu programas de alfabetização para a Tanzânia e Guiné-Bissau.

Em 1980 voltou para o Brasil, passando a ser professor da PUC-SP e da Universidade de Campinas (Unicamp). Paulo também trabalhou como secretário da Educação da Prefeitura de São Paulo.

Paulo Freire deixou-nos no dia 02 de maio de 1997, aos 76 anos em plena atividade de educador e de pensador, deixando mais de 10 obras literárias. 

“É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende” (FREIRE,
1993,p.27).

2 comentários: